Cascais Tourism Best Ideas

"I'M SO TOTALLY, DIGITALLY CLOSE TO YOU"

Pois bem, se é verdade que a nossa forma de contar histórias evoluiu ao longo dos tempos – de pinturas em cavernas a livros impressos, histórias do Snapchat e realidade virtual – certo é que a necessidade humana de histórias convincentes, com interesse e que despertem emoções, permanece constante.

O grande desafio que se impõe será, neste mundo de comunicação global e “instantânea”, como poderemos marcar a nossa presença? Como iremos captar a atenção e o interesse da nossa audiência, em primeiro lugar, e depois, como estabelecer uma verdadeira relação e despertar as suas emoções e sentimentos?

Se tivéssemos que resumir, diríamos – Conecção, Atenção, Valor e Emoção.

Antes de tudo, temos de criar uma ligação com a nossa audiência! Estará a nossa história a “falar” para uma audiência especifica? Haverá alguém que pensará “oh, exatamente, sou eu!! A verdade é bem simples, seja qual for a audiência que queiramos captar a atenção ou o assunto que estejamos a abordar, toda a gente gosta de se rever nas histórias que lê.

Não menos importante – temos que conseguir a sua atenção! Serão os nossos conteúdos suficientemente diferentes, interessantes, refrescantes para conseguir um lugar no ambiente tão competitivo do social media newsfeeds?

E claro, super importante, emoção!

Terão os nossos conteúdos a capacidade de despertar alguma reação emocional à nossa audiência?!

Nostalgia, felicidade, antecipação, humor, sentido de pertença e surpresa são triggers emocionais para um verdadeiro engagement com as nossas páginas/canais nas redes sociais.

Cada conteúdo, cada post tem que ser meaningful! É isso que ajuda as pessoas a sentirem-se bem, a despertar boas memórias e dar-lhes inspiração e boa energia!

No final do dia, o que importa é verdadeiramente a qualidade dos nossos conteúdos nas redes sociais. Como já foi dito, competimos com as melhores marcas do mundo e, portanto, temos mesmo trazer tudo o que temos para cima da mesa!

Deixamos-vos então com alguns bons exemplos de marcas e organizações, que de formas diferentes, apelativas, surpreendentes, impactantes, ou mesmo humorísticas, são bem-sucedidas neste desafio de criar engagement com as suas audiências.

Ovolo Hotels
``creative, spontaneous, effortless.`` It’s what we love and what we’re famous for

Os conteúdos frescos e divertidos transmitem o posicionamento da marca e cativam toda uma comunidade de seguidores! Os Hotéis Ovolo lançaram uma caça virtual aos ovos de Páscoa. Combinando uma visão de realidade virtual da sua suíte Rockstar e um prémio para quem encontrar o misterioso ovo de prata. A marca interage com os seus visitantes numa divertida missão, incentivando assim a reservar.

EXPLORAR

Six Senses
- dar voz e cara à nossa marca

Colocar pessoas reais que trabalham na organização a contar as nossas histórias, a divulgar o nosso produto/serviços é uma excelente forma de construir uma ligação eficaz com a nossa audiência. Se no final do dia uma organização são as pessoas, quem melhor do que as pessoas para falar da organização? 😊

Bom, aqui o 1º lugar vai para a SIX SENSES; Usam (mas não abusam) do vídeo para falarem do conceito Six Senses, dos serviços, e muito mais, através de coleções de vídeos com temas diversos.

EXPLORAR

People of Alberta
- dar voz aos locais

O Turismo de Alberta dá voz aos habitantes locais para contar histórias sobre o destino, numa coleção de vídeos super interessantes “People of Alberta”.

Não querendo estar a dar-nos como “bom exemplo”, o Turismo de Cascais está a fazer o mesmo com a nossa colecção “On the Spot”. Se ainda não conhece vale mesmo a pena conhecer! Veja aqui os nossos vídeos 

EXPLORAR

I amsterdam
- facebook com mais de 900,000 seguidores

Uma combinação de surpresa, humor e identidade…

Um dos melhores posts do destino foi o de uma banheira de hidromassagem flutuando nos canais de Amesterdão. Alcançou quase 1,5 milhão de utilizadores e foi partilhado mais de 5.000 vezes!

EXPLORAR

Bermuda
- campanha para kitesurfers

Contar a historia às pessoas certas, na altura certa, e pelas pessoas certas!

“There are nice vacations, and then there are life-altering trips that you can’t resist because they activate your greatest passions. This story is about the latter.”

Esta campanha focou-se especificamente na paixão por Kitesurf, dando a um grupo específico de pessoas as razões pelas quais deveriam ir até às Bermudas e aumentar o potencial turístico de inverno, numa parceria que envolveu kitsurfers profissionais de renome e a comunidade local.

EXPLORAR

Le Barthelemy Hotel & Spa
- experiências sensoriais

Classificado como o 25º melhor resort do mundo pela Conde Nast Traveler’s Reader’s Choice Awards, o Le Barthelemy Hotel & Spa é conhecido por ser um retreat de sonho à beira-mar!

Sabendo que os sons são um trigguer podero para o despertar de emoções, Le Barthelemy reproduziu os sons da sua praia para inspirar os seus visitantes e antecipar sensações!

EXPLORAR

Travel Alberta
- aposta em vídeos super apelativos

Bem no coração do Canadá encontramos um dos destinos mais bonitos do mundo, Alberta.

Mas quando se está a competir com centenas de outros lugares igualmente espetaculares para visitar, temos que fazer algo de especial! O Turismo Travel Alberta usa o YouTube para atrair e inspirar!

E os vídeos são maravilhosos. Vale a pena espreitar. Nós aqui já estamos de malas prontas!

EXPLORAR

Virgin Hotels
- descontração e disrupção

Com um conceito de espaços descontraídos, onde “as portas nunca se fecham e onde as mentes estão sempre abertas”, a Virgin Hotels esforça-se por partilhar a todos os momentos nas redes sociais o seu espírito carismático e disruptivo.

Achámos muito graça a este vídeo “Let Virgin Hotels Save Your Marriage”!

EXPLORAR

VisitSingapore
- passion Made Possible

Muitas marcas têm taglines memoráveis. Daqueles que nos ficam na cabeça muito depois de visitar o site/redes sociais.

VisitSingapore utiliza seu tagline para comunicar se forma muito apelativa, em todos os momentos, aquilo que são – Passion Made Possible

VisitSingapore capta e partilha esse sentimento continuamente nas suas redes sociais, com conteúdos originais e com curadoria.

Veja-se por exemplo o seu novo vídeo visit Singapura em 2021

EXPLORAR

Starbucks White Cup Contest
-interação e envolvimento!

Todos os anos, a Starbucks convida seus clientes a decorar os seus copos de café usando a hashtag #WhiteCupContest. O prémio é um cartão-presente e a possibilidade da sua proposta de desenho ser impressa num copo reutilizável.

O resultado da campanha? Muitos posts atraentes nas redes sociais, que aumentaram o alcance orgânico da Starbucks e os conteúdos gerados pelo utilizador (User-generated content)!

EXPLORAR

Brush and Bubbles
- behind the scenes

Brush and Bubbles oferece aulas de pintura e prosecco, em Londres.

No instagram partilham conteúdos divertidos e diversificados que mostram a arte e as experiências nos bastidores, revelando assim aquilo que um cliente habitualmente não tem acesso e criando uma ligação mais intimista com a sua audiência!

EXPLORAR

O que podemos fazer juntos

Ficam então algumas dicas, já identificadas nos exemplos apresentados, que devemos ter em mente ao criar os nossos conteúdos nas redes sociais, e orientar os clientes ao longo da sua viagem até a compra, especialmente fases de inspiração e consideração.

Cada imagem, vídeo, copy, tem que transmitir algo de novo, com interesse para a nossa audiência e de certa forma ser “mágico”! Capaz de mexer com os seus sentimentos e emoções!

Emoções como admiração, surpresa, nostalgia, humor, felicidade e amor são formas poderosas de influenciar e inspirar o público-alvo.

Personalidade e autenticidade – vamos colocar personalidade nos nossos conteúdos. Mais uma conversa de pessoas para pessoas; e menos de uma organização impessoal que exibe o seu destino/serviços como um outdoor.

Correr riscos! Vamos pensar em formas novas e diferentes de chamar a atenção e criar um conteúdo envolvente, informativo e valioso para o nosso público-alvo.

Afinal somos nós, melhor que ninguém, que conhecemos os lugares fotogênicos, as histórias únicas e as experiências incomuns que os nossos visitantes irão com certeza adorar! Agora é a hora de partilhar essas informações. Vamos contar as nossas histórias!

Nota – Às vezes, um pouco menos de “polimento” não é necessariamente mau. Pode mesmo ser algo de mais verdadeiro, autêntico e espontâneo!

Apostar  no vídeo! É sabido que em 2020 os vídeos digitais geraram cerca de 85% do tráfego na web. Vamos lá partilhar os nossos conteúdos de vídeo nos nossos canais! E as opções são muitas – Stories (Facebook and Instagram), Snapchat, IGTV, YouTube, Reels no Instagram, Live video (LinkedIn, Facebook, Instagram), Tik Tok, In-feed videos (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest)

Considerar a regra 80-20 – o que significa que 80% dos seus posts devem ser de natureza inspiradora ou educacional, contra apenas 20% de posts de venda e ofertas promocionais.

Não queremos perder seguidores por sermos vistos como aquele típico vendedor, certo?

User-generated contente – Criar passatempos e outras iniciativas para incentivar o conteúdo gerado pelo utilizador, que funciona muito bem, é autêntico e credível!

Não perca a próxima edição e deixe-se surpreender pelas inspirações que temos reservadas para si!

CONHEÇA-NOS MELHOR:

cascais

Site institucional do Turismo de Cascais

Get started

If you want to get a free consultation without any obligations, fill in the form below and we'll get in touch with you.